domingo, 3 de maio de 2009

Maquiagem como profissão.

Muitas pessoas me procuram via email,orkut ou comentários para saber a respeito de cursos de maquiagem, depois da matéria na Revista Viva Mais a procura aumentou consideravelmente, o que é muito legal, pois aquilo que eu desejo para minha vida eu espero para as outras pessoas, e como a profissão de maquiadora vem sendo muito gratificante para mim eu resolvi criar este post com algumas dicas para aquelas que desejam investir na área.
Por onde começar?
Assim como em qualquer outra profissão, preparo e dedicação são fatores indispensáveis para contruir uma carreira sólida e bem sucedida. Então nem pense que só porque ama maquiagem e sabe se auto maquiar você poderá cair no mercado.Não, a profissão de maquiador exige conhecimento de pele, estudo das formas de rosto, técnicas e muito,muito treino para alcançar um bom currículo.
Antes de qualquer coisa procure por um curso profissionalizante de qualificação em maquiador, esqueça aqueles cursos ministrados por lojas de cosméticos, eles só servem para automaquiagem e para divulgar os seus produtos.
Um bom curso que eu indico (porque faço) é o do SENAC, uma instituição séria, reconhecida e com profissionais gabaritados para dar todo o suporte necessário aos alunos, além de ser de nível nacional, o que facilita muito pois existem várias unidades no território brasileiro, clique aqui para maiores informações.
Acredito que o curso do SENAC seja padrão em todas as unidades, vou colocar aqui o conteúdo do curso, se houver alguma contradição por favor deixe um comentário,pois estou tomando como base a programação que tenho em mãos do curso de qualificação em maquiador do Senac Rio, unidade Madureira.
O Curso tem a carga horária de 164 hs, em média 5 meses de aulas e sua programação inclui:
-Beleza como profissão
-Automaquiagem
-Maquigem Básica
-Maquiagem social para noivas
-Maquiagem social para pele negra
-Maquiagem social para pele madura
-Maquiagem para passarela
-Iniciação à maquiagem artística
-Maquiagem para caracterização
-Gestão do trabalho
Concluído o curso, você já terá dado um passo relevante, mas nem pense em parar por aí, um bom maquiador precisa estar sempre muito bem informado pois a cada dia novidades surgem, se você deseja trabalhar em televisão vai precisar se especializar em make artística e caracterização ( o senac apenas dá a iniciação, o básico ) e ainda tem a maquiagem para tv digital com air-brush. Vale a pena lembrar que o bom profissional, para se destacar deve buscar conhecimento sempre. Leia! Leia muito, estude, pratique e se dedique ao seu sonho. Boa sorte a todas(os) vocês.
Que a semana que se inicia seja de muitas alegrias e conquistas para todos nós! Beijos

8 comentários:

Gabriella Vidal disse...

Aiii
eu bem queria fazer um curso assim, mas por enquanto não tá dando...

Tem selinho pra você lá no blog
www.justcreuzas.blogspot.com

beijinhos!

Stephanie disse...

Acho ótimo que você seja tão dedicada a aprender pra ser cada dia melhor na profissão que exerce. Parabéns, um dia quero ter a honra de ser maquiada por uma amiga tão especial!

b. disse...

estou com blog novo!
http://thepinkwig.blogspot.com/

beijos.

Natália Sena disse...

Oi, ameei seu blog, descobri procurando a make koloss. beijãao, parabéns pelo blog

Like a Make disse...

Lívia, vim te convidar para participar de um sorteio no meu www.likeamake.com

Um Blush Peaches da MAC e uma Necessaire Linda!

O link direto para o sorteio é esse: http://www.likeamake.com/2009/05/sorteio-blush-peaches-da-mac/

Se puder me ajudar a Divulgar, foi ficar muito grata!!!

Unknown disse...

Lívia, pretendo fazer o do SENAC, mas depois gostaria de fazer um de caracterização e artística já que no SENAC da apenas uma "base" pra eles. Você poderia me sugerir algum(ns) de caracterização e artística ?
Beijo

Talita Rezende disse...

Olá Livia, sou do ES..Vou começar no SENAC dia 03/10. Achei super chato o Senac do Rio ter mais tempo de curso do que o SENAC do ES. Aqui são 2 meses e meio, acho muito pouco. E adorei seus conselhos, rs. Beijos!

Meu blog! Novo!
http://makeuptrezende.blogspot.com/

Unknown disse...

Oii meninaas! Adorei e já trabalho na área. Amo minha profissão.

Vem conferir o meu blog e participar do sorteio!
www.nosdivaas.com