domingo, 13 de julho de 2008

Conhecendo os ítens básicos da maquiagem


Para uma maquiagem perfeita é necessário conhecer cada ítem acima e suas funcionalidades. são eles:
1- Base líquida
Serve para uniformizar a pele do rosto,cobrir imperfeições e manchas,além de unificar a pele e deixá-la com uma aparência mais homogênea, a base serve como alicerce para receber a maquiagem.
Deve ser aplicada no colo e no pescoço para que não haja contraste entre essas partes.
É necessário que você saiba qual o tipo ideal para a sua pele e quando for adquirir sua base experimente no próprio rosto, nunca na mão pois a tonalidade é diferente.
Peles secas: para evitar o aspecto "empoeirado", o ideal é usar base líquida "oil-free" (que dá cobertura neutra, com pH balanceado, sem alterar a pele). As cremosas devem ser a última opção, pois podem dar uma aparência de pele rachada.
Peles oleosas: deixe de lado as bases compactas e as cremosas. O certo é optar por uma base "não-comedogênica" (leve, com estrutura química não-gordurosa, sem potencial para entupir os poros). Escolha uma base líquida de efeito mate, para esconder o brilho da pele por mais tempo.
2-Corretivo
Junto com a base faz papel fundamental na preparação da pele.
Serve para camuflar olheiras, espinhas, manchas e dependendo do tom pode usá-lo tb na correção de nariz (passando um tom mais escuro nas laterais dele).
O corretivo deve ser do mesmo tom da sua pele, muitos maquiadores, revistas e cursos ensinam que o corretivo deve ser um tom mais claro mais isso só faz vc ficar com cara de coala, ressaltar o que vc queria esconder e sair mal em fotos! Não é o que a gente quer...
Um erro básico que todo mundo comete: Aplicar corretivo em toda parte inferior dos olhos. Errado!!! Corretivo vai somente na parte ESCURA da olheira, exatamente onde vc quer que ela se iguale com o tom restante. Se aplicar na região total a diferença de cor continuará...
A ordem dos fatores é: BASE + CORRETIVO + PÓ. Sempre.
3- Pó facial x Pó compacto
Existem dois tipos de pó. Veja quais são e para que eles servem:
Pó facial - é composto por minúsculas partículas de minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, amido e colorantes. Quanto mais leve, soltinho e translúcido (transparente) for o pó, melhor será o resultado da maquiagem. Uma dica: procure na embalagem referências a partículas micronizadas. Pós desse tipo garantem uma cobertura melhor, pois têm partículas menores.
O pó facial dá acabamento à maquiagem, além de ajudar a diminuir a oleosidade da pele. Depois de aplicar a base, use uma esponja macia ou um pincel grande e redondo de cerdas naturais para aplicar uma camada fina do produto em todo o rosto. Finalize retirando o excesso com um pincel limpo.
Pó compacto - esse produto é similar ao pó facial em sua composição, mas com uma importante diferença: contém elementos que mantêm as partículas compactadas, juntas umas das outras, e, por isso, ganha uma textura levemente cremosa. Pó compacto é mais indicado para retocar a maquiagem e, por ter uma embalagem menor, é ideal para ser carregado na bolsa. Para aplicá-lo o melhor é usar uma esponjinha.
ATENÇÃO!
Cuidado na hora de aplicar o pó na região inferior dos olhos (isso realça as rugas). Passe apenas o suficiente para deixar a pele uniforme.
Não se esqueça de passar pó no pescoço, nas pálpebras superiores e nas orelhas. Assim, você fica com a pele no mesmo tom.
Uma boa dica é aplicar um pouco de pó nos lábios para fixar o batom.
4- Pancake
É mais usado em peles morenas a negras e em peles muito oleosas, pois não necessita o uso de base e pó, o próprio Pancake já tem esta ação. O Pancake é um produto que fixa bem, fecha os poros e impede a transpiração excessiva.
Modo de usar : com uma esponja úmida, passe no Pancake e depois aplique em toda a pele, espere secar até formar um pó e depois espalhe com um pincel de cerdas largas.
5- Lápis para olhos
Sua função é delinear os olhos, destacando-os. O mais comum é o de cor preta, mas quem tem a pele bem clarinha como as louras e ruivas podem utilizar o marrom para um visual mais natural. Existem ainda os de cor azul e verde, para uma produção mais "fashion". Lembre-se que essas tonalidades são mais adequadas para a noite.
6- Rímel
O rímel desempenha papel importantíssimo na produção da maquiagem, pois destaca o olhar dando volume aos cílios e permitindo assim um ar muito glamuroso. Assim como o lápis de olhos a cor preta é a mais utilizada, mas contamos com rímel marrom que deixa o olhar mais natural ( apropriado para peles claras ) , e os verdes e azuis que valem para a mesma regra acima.
7- Rímel Incolor
Tem a textura de um gel, utilizado para um olhar mais discreto, porém relevante.Eu costumo utilizar após o rímel preto para separar melhor os cílios. O resultado é impecável!
Dica: Utiliza-se o Rímel incolor nas sombrancelhas para deixa-las em forma, mas nada de excessos, passe uma vez e finalize com a escovinha apropriada para a mesma.
8- Delineador
Existem dois formatos de delineador, pincel (como o da ilustração acima) e no formato de caneta, esse instrumento serve para marcar a parte superior dos olhos,proporcionando um olhar chique e sofisticado. As mais atrevidas abusam do visual "gatinha" que é utilizado atualmente pela atriz Thaís Araujo na novela A Favorita. Fica lindo, mas não se esqueça que esta produção é exclusiva para a noite.
9-Blush
O blush é um cosmético muito apreciável, pois deixa a pele com um ar de saudável. Mas é preciso cuidar para os exageros, pois pode deixá-la com cara de boneca. Além dessa característica, o blush pode produzir diversos efeitos, como o rejuvenescimento, bronzeamento e "ar de modelo." É um elemento que entra e sai da moda constantemente, mas se usado da maneira certa, torna-se indispensável.
O blush é importantíssimo, por isso, fique atenta. Coloque dois dedos ao lado do nariz - você vai encontrar o ponto certo para começar a passar o blush nas maças do rosto em direção à orelha. Nada de blush sob os olhos.
Se quiser usar o blush, a dica é fazer um movimento com a boca, como se fosse dar um beijo, e aplicá-lo na região das bochechas.
As peles claras devem optar por tons rosados ou salmões. As morenas claras, pelos tons alaranjados, cobre e bege puxado para o marrom. As negras devem usar tons mais escuros, como o marrom em qualquer de suas tonalidades.
10- Delineador de boca ou lápis de boca
Esse recurso é utilizado para marcar a area da boca, aumentando ou diminuindo os lábios, delimitando essa área. Mas atenção! Muito cuidado com exageros para não ficar com os lábios artificiais, use sempre na cor próxima ao do baton para não ter erro e manter a parência natural.
11- Batom
O íten indispensável em qualquer produção, raras são as mulheres que não usam. Há vários tipos de batom: O cremoso, o opaco, o de ultra fixação, o líquido e o gloss(brilho) que pode tanto ser usado sozinho, como por cima de um outro batom deixando a boca ainda mais atraente.
O importante ao adquirir um batom é verificar SEMPRE se existe filtro solar em sua composição, para proteger os lábios dos raios UVA e UVB do sol.
12-Sombra
Iluminam o olhar, proporcionando um colorido especial às pálpebras destacando o olhar .Disponíveis em pó, líquido, cremoso e bastão tipo lápis.
13-Pincéis
Muitas mulheres não sabem utilizar o pincel adequado para cada ítem de maquiagem, na próxima postagem estarei colocando o passo a passo de cada pincel para uma maquiagem correta, contamos com pincéis de diversos formatos, para a aplicação de pó , blush, sombra e batom.É importante saber utiliza-los corretamente, pois não se deve aplicar maquiagem diretamente com os dedos para evitar a contaminação da mesma consequentemente adquiririr alguma alergia causada por fungos ou bactérias.
14- Curvex
Instrumento metálico, com hastes emborrachadas para finalizar e potencializar o efeito do rímel, o curvex tem a função de curvar os cílios garantindo um olhar de Diva!
15- Demaquilante para olhos
Tão importante quanto saber se maquiar é tira-la do rosto da maneira correta, como o rímel possui a textura mais espessa e muitos são à prova d'água é importante ter esse produto criado com essa finalidade para retirar toda maquiagem do rímel. O restante do rosto pode ser lavada com o sabonete adequado à sua pele, tonificando e hidratando em seguida. Nunca, durma de maquiagem. Ok! Beijos.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá.. gostei bastante do seu blog!!!

Adorei mesmo!!! Eu n consigo utilizar o curvex... eu ate tenho um... dei pra minha irmã...s ei lá... toda vez q eu tenho encontar aquilo no meu olho... me dá uma aflição!!!

Desses ítens basicos eu só tenho o basico mesmo: que é o batom ou gloss, o lápis de olho preto, o rímel, sombras, n seu usar blush... mas eu tenho! e um 3 em 1 da avon q é base, pó e corretivo... esse toda vez q eu passo fica mais clara q minha pele... afff!!!

Entao eu queria dicas de produtos para pele morena.

Obrigada :)

Seu blog tá showww!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá..ameei seu blog !
E esse post sobre os itens básicos da maquiagem me ajudou muiiiitoooo :D
Agora eu já seei direiitnho *.*

https://rosanabrand.blogspot.com/ disse...

Olá linda!!!
Obrigada pelas dicas.Estou precisando muiiiito
Te seguindo agora rsrsr<3 ❗❗