terça-feira, 9 de setembro de 2008

Auto-Maquiagem - Passo a Passo.

Neste tópico vou colocar o "bê-a-bá" de um make básico, ideal para quem está começando, vamos lá:
Em primeiríssimo lugar, siga os três passos fundamentais na preparação da pele para receber a maquigem: Limpar, tonificar e hidratar, para maiores informações clique aqui:
http://makeuprj.blogspot.com/2008/07/trs-passos-fundamentais.html

Começando a maquiagem:
1-CORRETIVO:
Ele deve ser no tom mais aproximado da sua pele, pois nosso objetivo será esconder as imperfeições como: olheiras, manchas, pequenas cicatrizes, vasinhos dilatados, etc... e não ressalta-los.
Aplique o corretivo aos poucos para não atingir uma aparência carregada. Passe camadinhas finas, conforme a necessidade,dando batidinhas leves para o produto penetrar na pele, mas sempre com cuidado para não exagerar.
Corretivo é como se fosse um guache... é denso. É um produto de cobertura por isso vc deve depositá-lo onde quer esconder o defeito. Não se espalha, dá toquinhos com os dedos até que o acabamento fique igualado , se você for branca opte por corretivos em tons mais amarelados, o acabamento fica mais suave e discreto.
Eu recomendo o CORRETIVO LÍQUIDO. Dá efeito mais natural, mais fácil de aplicar e não "quebra" embaixo dos seus olhos quando vc sorri, uma boa opção é o da maybelline custa em média r$ 27,00 .Vale o investimento.
Pode aplicar com pincel ou com os dedos (geralmente o dedo anelar (o dedo das alianças) que oferece menos força no rosto).
IMPORTANTE!!!
Um erro básico que todo mundo comete: Aplicar corretivo em toda parte inferior dos olhos. Errado!!! Corretivo vai somente na parte ESCURA da olheira, exatamente onde vc quer que ela se iguale com o tom restante. Se aplicar na região total a diferença de cor continuará...
Para espinhas a aplicação é pontual. Passe bem em cima dela e toque várias vezes com os dedos até que a cor fique no tom ideal.

2-BASE:
Além de unificar a pele e deixá-la com uma aparência mais homogênea, a base serve como alicerce para receber a maquiagem, a opção mais comum é a base líquida, mais fácil de encontrar e utilizar, coloque pequenos pingos do produto por todo o rosto, colo e pescoço. A aplicação no pescoço, colo e orelhas é fundamental. Inclusive na nuca, se ela for aparecer, depois, espalhe a base, com a ajuda de uma esponja umedecida a que tem o formato "queijinho" são ideais ,espalhe em movimentos circulares até conseguir um resultado homogêneo. Se exagerou, não se desespere: aperte um lenço de papel contra o rosto por alguns segundos.

3-Pó COMPACTO:
Deve ser aplicado por todo o rosto, colo e pescoço, para dar uniformidade à pele, com um acabamento aveludado, aplicação: Com um pincel ou uma esponja, deitados, retire o pó do estojo, elimine o excesso e aplique levemente com a lateral sobre o rosto. Faça movimentos de suave compressão. Depois dê leves pinceladas por todo o rosto.

4-SOMBRA:
Primeiro passe uma sombra iluminadora por toda a área a ser maquiada de cima para baixo até alcançar a linha abaixo das sombrancelhas, feito isso escolha dois tons que combinem entre sí um mais claro e outro mais escuro para dar um contraste, passe a mais clara na parte interna do côncavo dos olhos até a metade, depois use a mais ecura do meio até a parte externa, para finalizar com um pincel adequado vá esfumaçando as sombras até que fiquem no tom ideal para você.

5-DELINEADOR:
Eu só recomendo para quem realmente sabe usar, pois segurança neste tópico é fundamental para não ocorrer acidentes.
Faça um traço fino e firme sempre de dentro para fora, na parte superior dos olhos ,se preferir puxe até um pouco mais acima para obter aquele estilo "gatinha"

6- LÁPIS DE OLHOS:
Passe com firmeza na parte inferior dos olhos, para um look ousado prefira o preto, se for para ficar mais natural opte pelo marrom.

7-RÍMEL/MÁSCARA PARA CÍLIOS:
Pode ser usado tanto nos cílios inferiores quanto nos superiores.Puxe levemente a pálpebra (superior ou inferior) e aplique o produto, da raiz para a ponta. Se quiser cílios mais volumosos repita a aplicação, finalize com a escovinha própria para pentear e soltar os pelos que possam ficar grudados.

8-BLUSH:
Importante deve ser aplicado de forma discreta. Elimine o excesso, dê um leve sorriso e aplique com leves pinceladas em movimentos ascendentes na região que ficou saliente. Aplique o pó restante no pincel na testa, queixo e nariz para harmonizar todo o rosto deixando um "ar saudável" esfumando bem para não deixar nenhuma área marcada.

9-BATOM:
Para finalizar o make, passe um delineador (na cor próxima ao do batom a ser utilizado), em torno da boca para dar um acabamento digno de estrela, depois com o pincel para lábios preencha a boca com o batom, tire o excesso com um lenço de papel apertando-o entre os lábios suavemente e se preferir para um gloss incolor para iluminar.

Importante:Não cometa excesso! Cuidado com o conflito "olhos-boca de carnaval" , se você for ressaltar o olhar com sombras fortes , cintilantes e delineador com traçado mais intenso use um batom cremoso bem discreto, sem brilho. Caso queira destacar os lábios faça uma maquiagem discreta nos olhos.